Sustentabilidade em ação: Heineken coleta 100 toneladas de vidro em Caraíva com o programa Vidrado

A sustentabilidade é um dos pilares da atuação das empresas holandesas no Brasil — e o Grupo Heineken é um excelente exemplo de como esse compromisso pode gerar impacto positivo nas comunidades.
Desde 2020, o programa Vidrado, apoiado pelo Grupo HEINEKEN e executado em parceria com a startup de impacto SOLOS e o AWÊ/Inner, reciclou 100 toneladas de vidro, o equivalente a mais de 300 mil garrafas ou cerca de 10 caminhões de cargas com 10 toneladas cada, na cidade de Caraíva, conhecida como um dos principais pontos turísticos do País. As atividades de coleta e beneficiamento são realizadas entre o réveillon e o carnaval, momento de alta temporada turística, sendo a terceira praia mais procurada do sul da Bahia.
A ação nasceu a partir de um apelo da própria comunidade, que apontou o aumento significativo da geração de lixo na alta temporada (até cinco vezes maior) e os impactos negativos que isso causava, especialmente em áreas de território indígena. Após a criação da iniciativa, quase 300 comércios locais começaram a participar ativamente e os resíduos de mais de 30 mil turistas foram coletados, evitando problemas de saúde pública e contaminação do solo.
Além de substituir o uso de carroças por quadriciclos elétricos para a coleta e instalar pontos de entrega voluntária pela cidade, o programa promove a inclusão social ao trabalhar com comunidades indígenas da região e apoiar a preservação da cultura Pataxó. “O Vidrado tem um papel importante também para a inclusão e preservação das comunidades indígenas que circundam Caraíva. Coletamos o vidro de outras 7 localidades e já realizamos a implementação de infraestrutura para fortalecimento da cultura Pataxó. Vemos o crescimento ano a ano do projeto, com a ampla participação das lideranças comunitárias, empresários e turistas, que já identificam o Vidrado como uma das maravilhas de Caraíva”, Saville Alves, fundadora e líder da SOLOS.
“A marca Heineken está presente em diversas regiões do país, e nosso compromisso vai além da qualidade dos nossos produtos: buscamos integrar a experiência da marca com um impacto socioambiental positivo. Por isso, investir em soluções inovadoras de logística reversa é fundamental para contribuir com as comunidades locais e promover a preservação ambiental. Acreditamos que iniciativas como essas fortalecem nossa atuação responsável e geram benefícios duradouros para a sociedade e o meio ambiente”, Guilherme Bailão, diretor de Brand Experience & Sponsorship do Grupo Heineken.
Iniciativas como essa refletem o que acreditamos na nossa comunidade: sustentabilidade, inovação e impacto positivo andam juntos, e o Grupo Heineken reflete um verdadeiro reflexo dos valores que unem as empresas holandesas no Brasil.